segunda-feira, 25 de abril de 2011

cervejas artesanais.


Cervejas totalmente artesanais, ao modo de antigos mestres cervejeiros em sintonia com o crescente movimento.
Uma experiencia unica para os amantes da cerveja, com igredientes e receitas exclusivas que não fazem parte dos outros rótulos conhecidos.

Uma verdadeira febre de produções artesanais se espalham pelo nosso Brasil.

Cerveja Artesanal são cervejas mais bem cuidadas, com produções mais restritas (mas não necessariamente pequenas), o que leva a produtos com resultados finais muito interessantes e diversificados entre cores e sabores.

Faça a sua...




Equipamento Necessário

- Moinho.
- 3 Caldeirões de 30 litros com válvula.
- 5 Metros de Mangueira Atóxica.
- Bomba para circular Mosto.
- 2 Baldes em material atóxico ou inox cônico (Fermentador/Maturador) com válvula.
- Válvula Airlock.
- Rolha em Silicone para Válvula Airlock.
- Densímetro.
- Proveta.
- Garrafas de Cerveja.
- Tampinhas.
- Tampadora de Garrafas.
- Iodo.
- 5 metros de cano de cobre (chiller).
- Areador de Mosto.
- Filtro Bacteriano.


Como Fazer
Com este método é possível fazer qualquer tipo de cerveja desde que se tenha os ingredientes necessários.

Este processo é de maneira simplificada.

Para esta receita de 20 litros aproximadamente utilizaremos:

- 4,5 kilos de Malte Pilsen
- Fermento
- Lúpulo
- Água de boa qualidade, filtrada e livre de Cloro.
Colocamos em um caldeirão cerca de 28 litros de água para aquecimento. Não deixe ferver pois a temperatura que queremos chegar inicialmente é 65graus Célsius.
Trituramos o Malte.


Colocamos este malte moído na Tina de Clarificação juntamente com a água já aquecida a 65 graus C.
Agora começa todo o processo de cozimento do malte. Existem presentes nesta mistura algumas enzimas que irão trabalhar. Cada uma trabalha com uma temperatura ideal diferente. Cada uma faz um tipo de trabalho diferente. O segredo de uma boa cerveja começa aí. Qual temperatura usar? Quanto tempo?

Nesta etapa estaremos trabalhando da seguinte forma:
- 65°C por 90 minutos

Faça a utilização da Bomba para clarificar o mosto.
Com o fogo aceso controle a temperatura para que fique dentro da escala que falamos a pouco.
Obs.: a água que restou no outro caldeirão deverá seguir as temperaturas também.

De tempos em tempos meça a densidade deste cozimento. Hoje trataremos de deixar a densidade em 1,040. Observe que quanto mais quente a água menos densa a mesma por isto utilize uma tabela de correção do densímetro para saber qual a densidade real.

Faça o teste do iodo.
Observe que o suco sai quase límpido. Não precisará ter muito trabalho depois para filtrar a cerveja.
Bem, agora você vai tirar os dois caldeirões do fogão e colocar o outro com o mosto já filtrado. Este líquido terá a textura um pouco mais grossa e será adocicado.

Neste momento iremos fazer com que este mosto ferva. Daí então iremos acrescentar o Lúpulo.



O cálculo da quantidade de lúpulo a ser adicionada não iremos comentar neste momento. Isto será assunto posterior.

Deveremos acrescentar o lúpulo. A quantidade deverá ser de aproximadamente 40 gramas de Lúpulo. (Com o tempo o cervejeiro define o que fica melhor. Se acrescenta mais ou menos lúpulo).

Ferva por 1 hora.


Quando terminar o tempo de fervura do lúpulo desligue o fogo e trasfegue este mosto lupulado para o fermentador observando-se que o lúpulo não poderá acompanhar o mosto. Ele deverá ser retirado.


Agora outra tarefa é resfriar este mosto. Você poderá fazer o resfriamento antes de trasfegar o mosto. Resfrie até aproximadamente 30 graus C.


Veja que o líquido não tem mais oxigênio. Você terá então que oxigenar esta mistura. Agora é a hora do areador de mosto trabalhar. Ligue o areador com o devido filtro de bactérias.


A ponta do Areador deverá estar submerso no mosto. Isto irá formar uma espuma que é sinal que está introduzindo ar ao mosto.
Após arear o mosto deveremos introduzir o fermento.


Tire o fermento da embalagem e o adicione em um copo com água a 25°C mais ou menos. Coloque um pouco de açúcar para ver o fermento trabalhar. Lembre-se esta água não pode ter cloro. Após alguns minutos você verá que formará uma espuma no nível superior no copo o que sinaliza que o fermento já está “acordado” e poderá ser introduzido no mosto.



Bem, agora depois de colocar o fermento no mosto você deverá tampar o fermentador colocar a válvula Airlock com a devida rolha. Todo o material deverá estar limpo e desinfetado.


Este mosto deverá ficar fermentando por cerca de 3 dias a uma temperatura entre 10°C e 21°C.


Veja que haverá o processo de decantação e então as partes sólidas do mosto ficarão na parte da baixo do balde. Após estes 3 dias você deverá transferir o líquido para o Maturador (outro balde) e esta cerveja deverá ficar lá por mais 10 dias a uma temperatura de entre 0C° e 10°C. Se você trabalhar com fermentador cônico faça então a remoção do fermento.


Haverá novamente decantação e então após estes últimos 10 dias você deverá proceder o engarrafamento.
Antes de engarrafar transfira a cerveja para um caldeirão desinfetado e acrescente açúcar para fazer o primming.


Um garrafa após outra deixando um espaço de mais ou menos 5cm para que a garrafa não estoure.
Deixe as garrafas descansando por mais alguns dias em temperatura ambiente e então sua cerveja estará pronta para consumo. Veja que até o momento você fez chopp. Se quiser pasteurizar é só colocar as garrafas submersas numa água com 60°C por 15 minutos e estará pasteurizada. Se não for o caso é apenas colocar na geladeira, deixar esfriar e saborear.

Não sei exatamente se vai ficar de acordo com seu paladar. Mas se não ficar faça uma nova receita alterando um pouco o método. Coloque menos Lúpulo, mude a variedade dele, deixe cozinhar numa temperatura diferente da que te mostramos, etc.

A verdade é única. Se fosse fácil chegar na cerveja ideal logo na primeira receita não haveria tantas variedades dela nos supermercados. Umas mais adocicadas, outras mais amargas.

O importante é saborear todas elas. Cada uma a seu estilo. No final você descobrirá que todas são excelentes, depende apenas de um ponto de vista.

Boa sorte  e lembre-se sempre de desinfetar todos os materiais a serem usados. E não se esqueça de mandar uma garrafa para nós assim que ficar pronta.....

Abraços e boa sorte





Nenhum comentário:

Postar um comentário